Os curativos a base de gel de silicone vem se demonstrando há muitos anos poderosos aliados do processo de reparo tecidual. Além de favorecer a regeneração da pele, tais curativos colaboram para abrandar as marcas resultantes da cicatrização.
Neste artigo, nossos holofotes estarão voltados sobre a problemática da cicatrização e como os curativos com gel de silicone proporcionam efeitos favoráveis para seu tratamento.
Cicatrizes: marcas que atormentam
Não importa se grandes ou pequenas, as cicatrizes marcam muito mais que a pele que o paciente. Marca sua autoestima, seu reflexo no espelho, a sua confiança em se expor a terceiros.
Elas são linhas tortuosas, escamosas e destoantes de um todo formado pela pele.
São uma anomalia que saltam aos olhos e provocam sensações desconfortáveis imediata para quem as fitas. Tanto em homens como em mulheres.
É de conhecimento de todos: cicatrizes são acompanhadas por histórias. Histórias de dor, lesões profundas que deixaram marcas que não se apagam com o simples passar do tempo.
Por afetarem tanto o subjetivo dos pacientes, é extremamente necessário cuidar de planejar o melhor tratamento possível. Tratamento que contemple não só a regeneração tecidual, como também abrande o máximo possível à formação de cicatrizes.
Tal necessidade explica porque há décadas se realizam estudos sobre os processos para tratar de feridas com cicatrizes.
Há uma demanda para se identificar as melhores soluções para reduzir e evitar o drama decorrente das lesões profundas, mesmo quando regeneradas.
Já foram feitas pesquisas com vários tipos de curativo, incluindo os de gel de silicone.
Estudos e pesquisas sobre curativos de gel de silicone
Pesquisas envolvendo curativos com gel de silicone ocorrem há décadas, inclusive no Brasil. A Revista Brasileira de Cirurgia Plástica publicou, em 2010, artigo revelando que o uso de gel em cicatrizes teve início no país nos anos 1980.
Esta mesma publicação divulgou um estudo realizado pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro que envolveu 128 pacientes entre 2007 e 2009.
A meta da pesquisa era identificar o melhor resultado estético possível entre pacientes de pós-operatória de cirurgia plástica. Pacientes com indicações de processos cicatrizantes.
O resultado dessa pesquisa destacou que o gel de silicone foi um dos mais efetivos para a melhora de cicatrizes recentes. Elas contribuíram significativamente para redução de pruridos, eritema e endurecimento.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia também recomenda o uso de silicone para prevenção e tratamento de cicatrizes. Seja na forma de placas, géis, cremes ou sprays.
Em seu tratado de cirurgia cosmética, descreve quais são os benefícios de se adotar tais curativos para lidar com esse tipo de lesão.
Nos EUA, saíram outras pesquisas envolvendo curativos de gel de silicone, como a Management of scars: updated practical guidelines and use of silicones.
Essa pesquisa reuniu 24 especialistas em cicatriz do mundo inteiro para atualizar procedimentos práticos voltados para a prevenção e tratamento de cicatrizes.
O resultado desse esforço conjunto foi à conclusão de que os curativos a base de silicone devem ser considerados opções de primeira linha, isto é, padrão gold, para tratamento e prevenção de cicatrizes.
Afinal, quais são os benefícios do gel de silicone sob cicatrizes?
Os diversos estudos já publicados sobre concluíram que o gel de silicone promove hidratação e oclusão sobre a ferida. Ações consideradas essenciais para reduzir a atividade capilar, a hiperemia e a deposição de colágeno 2.
A compressão da fita sobre a cicatriz impede que tenha crescimento exacerbado e diminui a tensão na região da ferida.
Os curativos com gel de silicone encurtam o período de avermelhamento e melhoram a qualidade final da cicatriz. Os curativos com gel de silicone são recomendados por todos os médicos para tratar de cicatrizes e queloides.
Sobre o processo de cicatrização
As cicatrizes são uma parte natural do processo de cicatrização. Elas ocorrem sempre que o tecido sofrem lesões que necessitam de reparos significativos.
Em tal ocorrência, as fibroblastos, as chamadas “células cicatrizantes”, entram em contato com a região lesionada. Elas começam a formar o cimento do tecido cicatricial.
Ou seja, iniciam a formar colágeno para fechar a ferida no menor tempo possível.
Há dois aspectos de cicatriz. A de aspecto normal, quando o colágeno forma uma espécie de ponte sobre a pele se alinhando em filas.
E temos as cicatrizes hipertróficas e queloides. Elas se formam quando há produção excessiva das fibras de colágeno e elas não se alinham de modo uniforme.
O processo de cicatrização é basicamente dividido em 3 fases.
Fase inflamatória
Fase que dura de 48 a 72 horas após a lesão. Se caracteriza pelo surgir dos sinais típicos de processo inflamatório, como dor, inchaço e vermelhidão.
Período que ocorre a coagulação e inicia-se a atividade dos leucócitos. São eles que iniciam o processo de englobamento e digestão celular de micróbios e outras partículas.
Fase proliferativa
Ocorre após 72 horas da lesão e pode durar de 12 a 14 dias.
Fase em que começa a produção intensa de colágeno sobre o local ferido permitindo que inicie sua recomposição.
A cicatriz apresenta um aspecto avermelhado e há processo de epitelização das células. Nome que se dá ao processo de desgaste ao excesso de novas células que proporciona ao local da cicatriz textura similar à área em torno da lesão.
Fase de maturação ou remodelação
Fase de duração indeterminada. Pode durar meses ou até anos. Período que ocorre a reorganização do colágeno. A cicatriz é mais esbranquiçada e ganha força de tensão. Ela adquire aspecto semelhante à pele e seu entorno.
Recomendação de curativo com gel de silicone: Kemagel Silicone
O Kemagel Silicone é um avançado gel de silicone tópico usado para tratamento de queloide e para melhorar o aspecto fisiológico e cosmético de uma cicatriz.
O produto reduz o relevo, alisa as cicatrizes e diminui a descoloração. Tem uma secagem rápida que forma uma barreira protetora transparente finíssima e elástica. Extremamente eficiente contra a invasão química, física e microbiana da cicatriz.
Além disso, é permeável a gás, repele a água e é menos denso e fácil de espalhar.
Saiba mais sobre o Kemagel e de seus benefícios.
Gostou deste conteúdo sobre curativos com gel de silicone para tratamento de cicatriz? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.